Ticket médio: primeiro passo para acertar na gestão financeira do seu negocio

Quem vende qualquer tipo de produto ou serviço já deve ter ouvido falar sobre ticket médio. Esse valor é importante de ser acompanhado em todo tipo de negócio pois diz muito sobre as vendas, lucros e finanças de uma empresa. É a partir do ticket médio também que se torna possível impulsionar as vendas, encontrar as melhores oportunidades de produtos e serviços para oferecer, e melhor ainda: tornar o controle financeiro ainda mais eficiente.

Saber calcular e o que fazer para aumentá-lo é uma preocupação constante, mas vamos fazer mais neste post. Além de buscar maior faturamento, vamos falar também da importância do ticket médio para sua estratégia de controle financeiro.

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O que é o ticket médio de um negócio

O ticket médio é um índice que representa um valor simples, mas importante para as vendas de uma empresa. Ele é, de fato, um indicador de performance. 

O ticket médio, então, como o próprio nome já indica, é a média calculada dos valores gastos em produtos ou serviços de uma empresa. Ele representa o valor que se tem em mente para calcular o faturamento que cada venda resulta em média nos negócios.

 

Como calcular o seu ticket médio

Para calcular o tamanho do ticket médio, você precisa de seus valores unitários e quantas vendas você fechou em um determinado período. O espaço de tempo a ser considerado deve ser um período normal, sem grandes alterações ocorridas nos números de vendas.

Uma empresa de varejo de roupas, por exemplo, pode sofrer com sazonalidade. Uma loja de moda praia certamente terá um inverno de lucros mais baixos e, portanto, não deve considerar apenas esse período para levantar seu ticket médio, já que o consumidor estará menos propenso a gastar.

É com esse indicador que se torna possível entender melhor os lucros por venda e o retorno dos esforços de marketing e vendas da sua empresa.

Para evitar períodos ruins ou números imprecisos que cobrem apenas um pequeno período, selecione um intervalo de tempo maior como ponto de partida para o cálculo. Experimente usar, se possível, o período dos últimos 12 meses. 

Dessa forma, vamos à prática. Para calcular o ticket médio será preciso levantar dois números: o valor total faturado e o número de pedidos.

Para calcular um ticket médio, pegue o volume de faturamento e divida pelo número de transações para igualar o tamanho do ticket. Nesse modelo, imagine um faturamento de R$ 150 mil registrados nos primeiros três meses deste ano.

Se, nesse período, foram fechadas 10 vendas distintas, é só dividir o faturamento por 10 e chegar a um ticket médio de R$ 1.500.

Controlar essa conta parece fácil e é mesmo. Mas não pare por aqui! Vamos continuar aprendendo mais sobre o assunto e veremos agora como trabalhar com seu ticket médio a seu favor – e a favor de seu controle financeiro!

 

Dicas para aumentar (e manter elevado) o ticket médio

Existem várias maneiras de aumentar seu ticket médio e aumentar sua receita. O primeiro envolve realizar um upselling dos seus produtos.

Isso exige conhecimento da seleção de produtos vendidos, identificando os que têm mais saídas e os que não têm, mas que são mais caros. A ideia do upselling é mostrar e oferecer soluções a um cliente que, ao gastar um pouco mais em um item de maior qualidade, eles obterão muito mais valor de sua compra e um produto melhor.

Outra opção para aumentar o seu ticket médio especialmente em empresas menores e no varejo é oferecer soluções de pagamento diferentes e mais flexíveis.

Clientes têm um orçamento, assim como uma empresa, mas geralmente é mais apertado e tem menos espaço de manobra do que uma empresa, por exemplo. Se você puder oferecer aos seus clientes uma maneira de pagar por compras maiores em fases ou parcelas, eles estarão mais propensos a comprar mais itens ou quantidades maiores de itens em uma única compra.

Isso permite que os clientes comprem o que precisam e paguem por ele ao longo de vários meses, em vez de ter que colocar todo o montante no início do processo ou pagar altas taxas de juros até que a dívida seja paga. O resultado final é clientes mais inclinados a gastar um valor maior em cada compra.

 

Outras dicas:

Outra dica importante é reforçar os esforços de marketing e vendas do negócio. Um time mais preparado para vender e um investimento mais forte em marketing podem impulsionar mais vendas e um faturamento maior em cada uma delas.

Saber o que oferecer, quando oferecer aos clientes e como convencê-los a gastar mais com produtos e serviços é a estratégia que deve ser adotada.

Para aprimorar essa ideia também é viável fazer promoções que levem o cliente a investir mais. Um bom exemplo são as promoções que oferecem descontos e condições especiais, como frete grátis, em compras acima de determinado valor. Para aproveitar a promoção, o cliente acaba investindo um pouco mais e elevando assim o ticket médio.

Por fim, conheça os números da sua empresa em um nível íntimo. Certifique-se de acompanhar o seu ticket médio e fale com suas equipes de vendas e finanças para descobrir formas de aumentar o valor que seus clientes estão gastando em uma única transação. Se você atender aos seus clientes e às suas necessidades, eles também serão capazes de realizar o seu.

Depois de trabalhar duro para calcular e aumentar o ticket médio, seu controle financeiro deverá ser muito bem feito.

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