MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA: 5 DICAS DE COMO UTILIZAR

Falar em merchandising no ponto de venda (PDV) é assumir que ele é o verdadeiro palco principal do varejo. É nesse espaço que ocorre a decisão da compra, e é nele, também, que o consumidor vivencia a experiência da marca, interage com os promotores de vendas e tem acesso aos produtos e serviços.

Pensando nisso, o PDV deve ser montado para chamar a atenção imediata, criando uma melhor visibilidade para marcas ou serviços, com um único propósito: influenciar as decisões de compra dos consumidores.

Mas esse consumidor está com a vida cada vez mais corrida e exige conveniência e novas experiências a cada visita. Com tanta informação disponível, é comum que as pessoas não prestem a atenção devida, ainda mais quando estão fazendo compras, e é sobre isso que vamos refletir neste artigo.

As ações de merchandising no ponto de venda, incluindo o visual merchandising, são os principais aspectos de qualquer plano de marketing na loja. Pensando nisso, separamos 5 dicas sobre como aprimorar sua comunicação no PDV.

Confira!

Vitrine no PDV Cobra D’agua.

 

1. Utilize o cross-merchandising

Essa técnica serve para lembrar o consumidor do produto, ou gerar interesse quando estiver comprando outro item.

O objetivo do cross-merchandising é aumentar as vendas de produtos que, normalmente, não são programados nas compras dos clientes, que, influenciados por técnicas de estímulo por associação, passam a adquiri-lo por impulso ou conveniência.

Um exemplo é a colocação, junto ao ponto de venda de bermudas, de camisetas e acessórios. Quando o consumidor vai comprar, pode acabar levando estes complementos por impulso ou conveniência, mesmo que não tenha planejado fazê-lo inicialmente.

 

2. Pense no PDV como mídia

Um projeto inovador e corajoso vai atrair os olhos dos consumidores. Utilizar fontes grandes e atraentes que combinem com o tema do seu produto e brincar com contrastes de cores fará com que o display se destaque do resto das gôndolas no PDV. Por isso é importante lidar com fornecedores para a produção desses materiais, como uma gráfica que faz display.

As mensagens podem destacar os benefícios que os consumidores vão receber na compra do seu produto ou despertar desejo. Adicionar expressões, como “compre agora” ou “puxe aqui”, motiva as vendas imediatas.

Uma dica simples de interatividade para essa estratégia no PDV é imprimir um QR code no material para o ponto de venda que leve a um vídeo oferecendo mais informações e estímulos para o consumo do produto.

 

3. Incorpore a tecnologia à estratégia de merchandising no ponto de venda

Se os últimos anos nos ensinaram alguma coisa é que o impacto da mídia digital no varejo é grande. A transformação digital em pleno movimento é muito benéfica neste mercado. Ou seja, a digitalização crescente na vida das pessoas tem impacto direto na forma como elas decidem suas compras, o que deve ser utilizado pelos lojistas sem receio.

 

4. Não esqueça as vitrines

A vitrine é a primeira impressão que o cliente tem de uma loja física. Ela é um ótimo lugar para informar aos compradores o que há de novo, quais produtos são mais vendidos e o que está à venda. É importante pensar nisso como um estágio controlado, no qual é possível comunicar e conduzir à compra.

 

5. Prepare sua equipe para o merchandising no ponto de venda

 

Um fator muito importante no sucesso do merchandising no PDV é a preparação da equipe que interage com o cliente. Os profissionais devem estar a par de cada ação. Assim, de forma consciente, eles conseguem aumentar sua força de venda utilizando cada elemento da estratégia a seu favor.

De nada adianta, por exemplo, trabalhar o melhor visual e ações sensoriais se o cliente tiver dúvidas e um atendente não souber saná-las.

A experiência do consumidor, portanto, deve contemplar, também, a interação humana: dessa forma, a estratégia estará completa. E isso, invariavelmente, potencializa os resultados — ou, quando não realizado corretamente, pode tornar os esforços de merchandising em vão.

Em suma, caprichar no merchandising no ponto de venda é, também, assumir uma nova visão de negócio; lograr a efetivação de novas formas de marketing e vendas, bem mais atualizadas com o mundo de hoje. Dá trabalho, mas é bastante compensador.

Mãos à obra!

Deseja ser um revendedor Cobra D’agua: Acesse e faça o seu cadastro

Outras Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *