BLACK FRIDAY: PREPARE SUA LOJA PARA A GRANDE DATA DO VAREJO

Nos últimos anos, mais uma data passou a fazer parte do calendário promocional do varejo: a BLACK FRIDAY. A ação, que em 2020 será no dia 27 de novembro, passou a ser incorporada no comércio brasileiro, atraindo milhares de clientes as lojas.

Por esse motivo, lojistas de todo o país começam a preparar suas lojas com antecedência. Além disso, vários consumidores optam por economizar ao longo do ano só para aproveitar ao máximo as ofertas desta ocasião.

A Black Friday já é a segunda data mais importante no varejo brasileiro, atrás apenas do Natal. Em 2019, ela gerou um faturamento de R$ 3,2 bilhões para o e-commerce brasileiro. A dica para 2020 é apostar em plataformas digitais: venda no Instagram, lojas online e WhatsApp Business! (saiba mais clicando aqui)

Quer fazer parte desse sucesso? A seguir, confira dicas de como preparar sua loja para essa grande data do varejo. Confira:

VERIFIQUE SEU ESTOQUE

O primeiro passo para ser bem sucedido com essa ação é fazer um planejamento de seu estoque. É preciso ter bem claro qual é a quantidade de cada item que estará disponível para venda nesse período.

Em um primeiro momento, pode parecer boa ideia anunciar uma grande oferta, mesmo com baixo estoque de mercadorias, a fim de atrair seu público. No entanto, se esses consumidores forem até o ponto de venda e não encontrarem itens promocionais, ficarão insatisfeitos e compartilharão sua avaliação negativa com sua rede de contatos, prejudicando a reputação do seu negócio.

REVISE MARGENS E FORMA DE LUCRO

Para aproveitar as ótimas possibilidades de multiplicar as vendas e atrair o público, é preciso elaborar um planejamento de preços realmente atrativos durante o período de desconto.

No entanto, é importante saber quais são seus custos com a margem mínima, a fim de acabar não trabalhando “no vermelho”.

DEFINA O FORMATO DA SUA AÇÃO

Há diversos formatos possíveis para que sua loja participe dessa ação. Entre eles:

Black Friday: grande promoção apenas no dia do evento

Black Week: fazer a campanha durante toda a semana

Black November: estender a promoção ou realizar diversas ações durante todo o mês

UTILIZE SEU DADO DE BANCOS DE CLIENTES

Além de atrair novos clientes, a Black Friday é uma boa oportunidade de reativar os antigos e se aproximar dos atuais. Para isso, envie mensagens antecipadamente ao seu banco de dados sobre as ações promocionais de sua loja. Isso fará com que eles se sintam lembrados e valorizados por sua marca, podendo aumentar o volume de vendas.

FAÇA CAMPANHAS DE MARKETING BEM ESTRUTURADAS

Para que sua ação tenha resultados, é extremamente importante divulga-la adequadamente. Você pode utilizar as redes sociais para isso. Encartes, displays para PDV e divulgação nos canais de mídia são ótimas opções.

Também é possível realizar ações promocionais para impulsionar ainda mais seus resultados, por exemplo, disponibilizar códigos promocionais em suas redes sociais para serem apresentados durante a compra em sua loja.

ORGANIZE UMA VITRINE VENCEDORA

Quais serão os produtos carros-chefes de sua Black Friday? Quais produtos tem maior potencial para atração de novos clientes?

Identificar pontos como esses é indispensável para criar uma vitrine de sucesso. Nesse tipo de data, muitos clientes optam por fazer compras por impulso e, para isso, a vitrine é a grande porta de entrada. Também é importante deixar os descontos destacados, mas sem poluir visualmente o espaço.

CRIE UM VISUAL MERCHANDISING

O visual merchandising é a prática no setor de varejo que aperfeiçoa a apresentação de produtos e serviços para destacar melhor seus recursos e benefícios. O objetivo desse visual merchandising é atrair, envolver e motivar o cliente para fazer uma compra.

Essa prática é um dos grandes aliados dos lojistas. Ela ajuda a criar uma exposição atrativa e funcional de seus produtos, favorecendo um fluxo eficiente do cliente em sua loja e facilitando a experiência de compra.

TREINE SUA EQUIPE

O atendimento é um dos grandes segredos para que ações como a Black Friday sejam bem sucedidas no varejo físico. Imagine que você criou uma promoção muito atrativa, fez uma boa divulgação, trouxe um grande público para a sua loja mas, chegando lá, o cliente encontra vendedores sem conhecimento da ação e que não sabem informar sobre os descontos especiais.

Para evitar que isso aconteça, é necessário que, antes de divulgar para o público externo, preparar seu público interno para a ação e aumento do fluxo de pessoas na loja.

E então, pronto para a Black Friday? Você já tem alguma experiência com esse tipo de ação? Deixe sua mensagem nos comentários.

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