6 dicas para vender mais utilizando o WhatsApp Business

O WhatsApp Business foi disponibilizado no Brasil em 2018 e se tornou uma excelente solução para as empresas e lojistas virtuais, que podem explorar mais um canal para realizar vendas e se comunicar com seus consumidores.

No país, cerca de 100 milhões de pessoas estão usando o aplicativo, como se 1 a cada 2 brasileiros utilizasse a ferramenta. O potencial de mercado para vendas através da plataforma é enorme.

Você já conta com o WhatsApp para impulsionar o faturamento do seu negócio? Se ainda não, está perdendo dinheiro. Para acabar de vez com as dúvidas sobre como se beneficiar com a plataforma, nós separamos 6 dicas infalíveis!

Guia definitivo do WhatsApp Business - Agência Open

Confira:

Utilize listas de Transmissão, não grupos:

O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Em termos de interação com o cliente, os resultados de uma lista de transmissão quando comparados com os de grupo é muito bom.  Afinal, quem aqui nunca se sentiu incomodado com uma mensagem em forma de corrente que foi enviada para o grupo? Ou com aquele card de bom dia? Até para fazer moderação em um grupo é complicado. Quando o assunto é vendas, as pessoas tendem a se incomodar com a frequência de mensagens.

É importante usar de bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Cabe ressaltar que para criar uma lista é importante que as pessoas tenham seu contato salvo no celular. Caso contrário, elas não receberão suas mensagens.

Ofereça Conteúdo

Assim como nas redes sociais, é fundamental criar conteúdo para gerar engajamento. Uma boa estratégia é fazer um resumo de uma postagem das suas redes sociais ou enviar um vídeo com os benefícios de seu produto, mas nada de exagerar no número de postagens. Existem negócios em que uma única mensagem por semana já basta, já outros você precisa interagir com o consumidor com mais frequência.

Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente. Lembre-se: conteúdo vende!

Estude o comportamento do seu cliente para traçar sua estratégia. O ideal é criar várias listas e montar um funil de vendas para os clientes prospectados.

Utilize o WhastApp Web:

Se você não sabia é possível acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador. Em outras palavras, você pode transmitir a sua tela do celular para um ambiente no computador, chamado WhatsApp Web.

Esse processo é bem simples: com seu celular, você lerá o QR Code que o site WhatsApp Web oferecerá para você e desta forma já conseguirá acessar a sua tela do aplicativo. Isso pode facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos.

Construindo audiência via Instagram e Facebook

Faça publicações nas redes sociais que capturem o contato do cliente e que façam com que eles gravem o seu número no celular para que você possa trabalhar em listas. Um exemplo, é a seguinte publicação “Entre em contato conosco no WhatsApp 27 XXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar 20% de desconto na nossa loja.”

Para enviar a mensagem o cliente terá que salvar o seu contato. Essa estratégia se chama “Confirmação dupla”, onde o cliente confirma o interesse no seu negócio 2x, uma pela rede social (Instagram ou Facebook) e outra no WhatsApp.

Você também pode fazer isso via direct para os novos seguidores, existem sistemas para automação dessas mensagens ou com mensagens privadas no Facebook. Tente só não ser inconveniente e ficar enviando várias mensagens para que a sua estratégia não repercuta de forma negativa.

Recompensa Digital

Não pense duas vezes, adicione o campo de WhatsApp na sua página de captura (Landing Pages).

Você pode criar páginas de captura e oferecer recompensas digitais como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras. Geralmente, essas recompensas oferecem valor ao cliente.

Use e abuse dos gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou uma peça de roupa e depois teve a conclusão de que, na verdade, nem estava precisando dela?

Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando a objeção do seu cliente. Mas, lembre-se: é fundamental conhecer a necessidade do seu consumidor e oferecer produtos que, de fato, possam vir a sanar essa dor. Separamos 3 gatilhos ideais para serem utilizados no ambiente web:

1) Gatilho da Escassez e da Urgência 

Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”.

As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.

2) Gatilho da Prova Social

Nesse caso você pode mostrar o número de seguidores que você possui, as pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de clientes. Isso se chama prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.

3) Gatilho da Autoridade

Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associarem as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido.

Viu que trabalhar com essa plataforma pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio? Esperamos que você tenha aprendido exatamente como agir para destacar sua empresa no ambiente web com o WhatsApp Business.

Nós montamos um passo a passo de como utilizar o WhatsApp Business, desde a instalação até a utilização da ferramenta. Confira aqui ara conferir! 

Dúvida? Estamos disponíveis no WhastApp Comercial, entre em contato. 

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