5 passos para você fazer um pós-venda de sucesso

O relacionamento empresa e consumidor vai além da compra. Veja como fazer um pósvendas eficaz para seu negócio e melhore a experiência do cliente

Não existe fórmula mágica em nenhum relacionamento. Para ter um relacionamento de sucesso é necessário um trabalho diário para fazer a pessoa se apaixonar por você todos os dias.

A mesma coisa acontece com seu negócio e seus clientes. Para cultivar esse relacionamento, você precisa agir.

Agora chegou a hora de botar a mão na massa. Vem comigo que eu vou mostrar 5 ações para fazer um pós-venda de cair o queixo.  

Você vai ver que vale a pena cuidar com carinho desse relacionamento.

1 – FAÇA FOLLOW UP

Casamento nenhum funciona se você some por semanas e não fala com a pessoa. Com seus clientes não é diferente.

Por isso, faça ligações, mande e-mail para lembrar aos seus clientes que você existe e para saber se eles estão satisfeitos com seu produto ou serviço. Pode ser também uma mensagem de agradecimento pela compra que os clientes acabaram de fazer.

Outra forma é entrar em contato com clientes inativos, ou seja, que não compram faz um tempo. Tente descobrir o que aconteceu! Você pode desejar feliz aniversário e oferecer algum benefício, como descontos ou brindes pela data especial.

Todos esses exemplos mostram que você quer fazer o melhor para seus clientes e de manter sua marca viva na mente deles.

2 – FAÇA PARCERIAS

Pensar em parcerias pode parecer assustador porque, afinal de contas, você vai divulgar o trabalho de outra pessoa. Mas veja dessa forma: se você está em um relacionamento feliz e de respeito, não tem motivos para se preocupar em ser trocado por uma pessoa interessante que seu companheiro ou companheira conhece.

É tudo uma questão de agregar valor. Para seus clientes, você pode fazer parcerias para oferecer clubes de vantagens ou descontos na compra de produtos do parceiro.

Por exemplo, você vende camisetas com frases de livros e faz parceria com uma livraria para dar desconto para seus clientes na compra desses livros.

Proporcionar novas experiências para seus clientes é bom para eles e para você.

3 – TENHA UMA EQUIPE DE SUPORTE DE PRIMEIRA

Não adianta você investir toda sua energia para realizar a venda de um produto ou serviço se, quando o cliente tiver dúvidas ou problemas, não conseguir entrar em contato com você.

Mesma coisa de estar casado com a pessoa e nunca dar importância para os problemas dela. As chances são que ela vai pular fora bem rápido.

Suporte não é um trabalho automático, e sim servir como um consultor do assunto para seus clientes.

Sempre que eles tiverem uma dúvida, sabem que podem recorrer a você.

Por isso, sempre ofereça soluções para os problemas dos seus clientes.  

4 – NÃO PROMETA O QUE NÃO PODE CUMPRIR E CUMPRA O QUE PROMETEU

Nos votos do casamento, você prometeu levar a pessoa para um jantar romântico toda semana para manter a chama acesa entre vocês. Mas você tem uma rotina pesada e sabia, no momento que fez a promessa, que teria que se virar nos 30 para cumprir.

Acontece que a rotina pesou e logo no primeiro mês você se embananou.

O jantar era muito importante para a pessoa e agora ela está decepcionada porque você não cumpriu o que prometeu. Ela tinha uma expectativa que foi por água abaixo.

Com sua empresa não é diferente.

Pensa comigo: o cliente comprou seu produto ou serviço com uma expectativa, para ter algum benefício, de acordo com as promessas que você fez. Se você cumpre essas promessas, deixa seu cliente feliz. E cliente feliz tem mais chances de comprar de você de novo.

Agora, se não cumpre… você perde a confiança do cliente e ele vai sempre pensar duas vezes antes de fechar negócio com você de novo.

5 – LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS OU SERVIÇOS

Imagine que uma coisa incrível aconteceu na sua vida. Você não conta para seu marido ou esposa. Como acha que eles vão se sentir quando descobrirem por terceiros?

Eu acho que eles se sentiriam deixados de lado, porque não ouviram da sua boca algo tão importante.

Quando você faz isso, causa ruídos na comunicação e afasta a pessoa de você.

A mesma coisa acontece com seus clientes. Se não avisar sobre novos produtos ou serviços, eles podem sentir que não são importantes para você.

Poxa… eles, que já são tão fiéis a você, não souberam em primeira mão uma coisa dessas! Não corra o risco de afastar seus clientes: sempre avise sobre lançamentos de novos produtos ou serviços.

Depois desse artigo, você tem tudo para ter um casamento dos sonhos com seus clientes. Você agora está preparado para escolher a equipe certa para cuidar com carinho desse processo tão importante e tem 5 passos de ouro para fazer um pós-venda de cair o queixo.

Tenho certeza de que você encontrou informações valiosas neste texto. Espero ter ajudado!

Não deixa de me contar nos comentários qual passo você já aplica no seu negócio ou qual achou mais interessante.

Outras Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *